quinta-feira, 4 de maio de 2017

FECOMERCIO | Pesquisa revela intenção de compras para o dia das mães

Em 2017 comércio macapaense deverá movimentar 30 milhões de reais

O Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), realizou no mês de abril a pesquisa sobre o potencial de compras para o dia das mães em 2017 e constatou que 76% dos macapaenses pretendem ir às compras esse ano.

Com o objetivo de fornecer informações para os empresários sobre o provável comportamento do consumidor para a data, com foco na intenção de compras e preferências, foram entrevistadas 500 pessoas em áreas de fluxo comercial de Macapá, tanto no centro comercial como também na zona norte da cidade.

Apesar do cenário de crise financeira que assola todo o Brasil, a pesquisa realizada pelo IPDC em Macapá apontou que o comércio deverá movimentar cerca de 30 milhões com as compras do dia das mães.
Ainda segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados pretende comprar 01 presente e 33% deseja comprar até 02 presentes, esse resultado revela que não será apenas a mãe que irá receber presente, pois nesta data é bastante comum presentear esposa, avó, sogra e outras mulheres do núcleo familiar.
Os produtos mais procurados serão: vestuário (36%); perfume (32%); sapatos/bolsas (22%); joias, relógio e flores (7%).  Para adquirir os presentes, 28% dos macapaenses pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00, já os que desejam gastar entre R$ 200,00 até R$ 300,00 somam 24%.

O ticket médio por presente será de R$ 158,00. A forma de pagamento mais apontada foi de pagamento à vista com dinheiro (60%). As compras parceladas no cartão de crédito representam 35% de intenção, e 5% deseja comprar no crediário/carnê. 

A pesquisa revelou também que o centro comercial receberá a maior parcela de consumidores, apontado como local de preferência por 49% dos entrevistados, seguido pelas lojas de shopping center (28%); lojas de departamento (11%). 

Finalizando, a pesquisa mostra que os macapaenses devem seguir o costume brasileiro de deixar as compras para cima da hora. O dia de maior movimento será o sábado que antecede o dia das mães, neste dia, 36% dos consumidores pretendem ir às compras. Um alerta para os empresários programarem o funcionamento das lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE