quarta-feira, 3 de maio de 2017

Jornalista amapaense selecionado para estágio internacional das Forças de Paz da ONU

A redação do Blog registra e agradece correspondência do Centro de Comunicação Social do Exército, enviada pelo Comando Militar do Norte (Belém), dando conta do deferimento do pedido de inscrição de nosso editor, jornalista Cleber Barbosa, no Estágio de Jornalistas em Área de Conflito, promovido anualmente pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro. Esta será a segunda experiência de Barbosa neste rigoroso treinamento, já que em 2015 houve a primeira etapa, através do ECAM (Estágio de Correspondente de Assuntos Militares), em Macapá, promovido pelo Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva. 

A seguir, a íntegra do ofício.
Cleber Barbosa no ECAM 2015, em Macapá

Prezado (a) Jornalista,

O Exército Brasileiro realiza desde o ano de 2008, o Estágio de Jornalistas em Área de Conflito. Este estágio acontece no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e tem por finalidade transmitir conhecimentos específicos das operações de paz em ambiente de conflito, sob a égide das Nações Unidas.

            São tratados durante o estágio assuntos ligados às características, particularidades e aspectos de segurança daquele ambiente operacional, buscando propiciar aos profissionais da imprensa informações e cuidados necessários à realização de reportagens com segurança, em regiões onde são conduzidas Operações de Paz das Nações Unidas.

Assim sendo, o Centro de Comunicação Social do Exército, no intuito de estreitar os laços profissionais com destacados jornalistas, gostaria de convidá-lo (a) para participar do Estágio de Jornalistas em Área de Conflito que realizar-se-á no CCOPAB, com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ, no período de 19 a 23 de Junho de 2017. É intenção deste Centro que naquela semana possam ser trocadas experiências e conhecimentos na área de Comunicação Social entre a imprensa e o Exército Brasileiro.

            O estágio tem duração de uma semana e inclui, dentre outros temas, a utilização de equipamentos de segurança, o acompanhamento de patrulhas militares em área de conflito (simulação), primeiros socorros, apresentações sobre Direito Internacional em Conflitos Armados (DICA) e Direito Humanitário Internacional.

            As atividades são realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite. O CCOPAB será o responsável por acomodar e alimentar os estagiários em seu aquartelamento durante o período do curso, o único custo para o participante é o deslocamento para o local do estágio (Avenida Duque de Caxias, 700, Vila Militar, Rio de Janeiro, RJ).

  

Atenciosamente,  

Seção de Comunicação Social 
do Comando Militar do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE