terça-feira, 22 de março de 2011

Prefeitura acelera limpeza de Macapá

Fotos: Edivaldo Chaves/PMM
Ciente dos transtornos e de que ações devem ser praticadas, prefeito Roberto Góes reforçou estrutura humana e de material visando desenvolver serviços de tapa-buraco e capina da área urbana. Carlos Aragão, secretário municipal, ressalta que a capina, limpeza e pintura de meio fio são necessárias, pois há alguns pontos críticos nesse sentido, até mesmo em áreas próximas ao Centro. “É preciso que todos mantenham seus terrenos limpos e sem entulhos nas frentes das casas, que mantenham as calçadas limpas, quem tiver lote baldio, que mantenham-os sempre limpos”, disse o secretário.
Desde o inicio do mês de março equipes da secretaria de manutenção urbanística atuam na limpeza canal Nova Esperança, capina do conjunto Barcellos II, Praça nossa senhora de Fátima e Praça Zagury. Além dos serviços de limpeza no trecho da São José entre Nações Unidas até Avenida Pará. Equipes noturnas também fazem a limpeza na São José entre Antonio Coelho de Carvalho e Ernestino Borges.
Outra demanda pela prefeitura através da secretaria de obras é a operação tapa- buraco, que visa amenizar a situação das vias públicas que se encontram deterioradas em virtude das chuvas. “Desde o início da nossa administração, sempre demos grande atenção para com a manutenção de nossas ruas e avenidas, através da operação tapa-buraco e limpeza da cidade, mas é preciso que haja uma parceria entre o Estado e Município. Caso contrário iremos paralisar por falta de material”, frisou Carlos Aragão. O secretário salienta que existe uma equipe permanente que trabalha na operação tapa-buraco - zona urbana. Com a gravidade dos problemas, a prefeitura reforçou a estrutura para desenvolver as ações com maior agilidade.
A Prefeitura de Macapá pede a compreensão e paciência, pois em dias de chuva as atividades são paralisadas para evitar desperdícios. Com as estiagens, mesmo que momentânea parte dos buracos vai sendo tapado, e outros trabalhos vão ganhando roupagem. “O município pede cautela aos motoristas em geral, da mesma forma aos pedestres. A normalidade vai voltar e entre os nossos objetivos está até mesmo a recuperação total de algumas ruas e avenidas”, explica Aragão, que faz questão de observar que os investimentos somam uma gama de procedimentos, além do tapa-buraco em si: limpeza dos canais, roçagem, capina, pintura meio fio, limpeza de galerias e logradouros públicos.
A PMM tem trabalhado também ostensivamente na questão do combate ao mosquito da dengue. Uma grande força tarefa teve inicio no bairro Novo Horizonte (zona norte), que consiste no amplo trabalho em remoção de entulhos de quintal, recolhimento do lixo doméstico, poda ou remoção de galhos de árvores ou árvores inteiras, conservação de praças, entre outras iniciativas. Segundo informações da secretaria de manutenção urbanistica foram 1.086 m³ de entulho, com retirada de 180 caçambadas em dois dias de serviço no local.

Andréia Freitas
Comunicação Social PMM

Notas da Coluna Argumentos de hoje






Pela democracia

“Esta é uma demonstração de maturidade política”, celebrou o presidente do Senado, José Sarney, ao deixar o Mi-nistério das Relações Exteriores, durante a visita do presidente Barak Obama a Brasília. Sarney, assim como outros ex-presidentes do Brasil, entre eles Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco, foram convidados de Dilma.

Estilo: deputado

Se um desses consultores de moda da tv desse uma passadinha pelo plenário da Assembleia Legislativa do Amapá teria um prato cheio para tricotar as críticas. Há quem seja conservador, o que dimunui o risco; tem os despojados demais; tem os avavonados demais; aqueles com escorpião no bolso, com ternos completando o quarto mandato...

Vamos aos nomes

Ficou curioso? Tá bem digo alguns nomes. Olha, quem usa o paletó mais ve-lho é Manoel Brasil; o mais novo, com colete interno, é Moisés Souza; Eider Pena vai só de blazer, com jeans e camisa de malha; Bruno Mineiro vai de clássico, assim como Jaci Amanajás e Edi-nho; as mulheres, essas são um capítulo à parte, estilosas.

Projeto continua

Engana-se redondamente quem pensa ter pendurado as chuteiras o ex-presidente da AL, Jorge Amanajás (PSDB) que não passou para o segundo turno da eleição para o Governo do Estado. Na festa dos tucanos para a releição dos dirigentes municipais Michel JK (Macapá) e Rato (Santana) ficou claro que o projeto de governar o Amapá continua.

Compromisso – Quando a prefeita Euricélia Cardoso foi eleita presidente da Associação dos Municípios do Amapá há duas semanas, ela assumiu o compromisso de trabalhar para aprovar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em seu município. No último final de semana ela pôde sancionar a legislação, ao lado do entusiasta do projeto, João Alvarenga, do Sebrae-AP.

Em discussão

Nem o mais pessimista dos parlamentares governistas contava com o freio ao projeto que autoriza o governador Camilo Capiberibe (PSB) pudesse ser freado por uma proposta do relator especial designado pela Presidência da AL, o deputado Dalto Martins (PMDB), que quer ampla discussão e mudanças nas regras do projeto. Entre as alterações que ele pretende apresentar em forma de Emenda estão vagas para deficientes e índios.

Carta em branco

Mas não só foi Dalto Martins que sugeriu mudanças no projeto dos contratos administrativos. A deputada Roseli Matos (DEM) disse que do jeito que foi enviado à AL, projeto do GEA seria “uma carta assinada em branco”, segundo a parlamentar. Cristina Almeida (PSB), da bancada governista, bem que tentou argumentar que os trabalhadores já estão no batente e não recebem há três meses. Aí a ficha caiu e o problema fica mais grave ainda.

Reaproximação

Depois de receberem-se uma na casa da outra, serem consideradas aliadas e parceiras, as famílias Waldez Góes e Moisés Souza brigaram feio. Viraram mais que adversários no ano passado. Mas agora a família Góes tem dona Marília como deputada, dividindo o mesmo teto com Moisés, na Assembléia Le-gislativa. Ontem, ele e ela se falaram, mais do que formalidades, com direito à saudação à matriarca Cremilda Xavier na AL.

Nem tanto

Ainda sobre os fatos novos das famílias Góes e Souza, os observadores mais atentos na galeria de imprensa da AL ontem viram que a primeira inscrita para o Grande Expediente foi dona Marília Góes, autorizada por Moisés a usar “o tempo re-gimental”. Mas ele retirou-se do plenário e só retornou quando a ex-primeira-dama concluiu seu discurso. Coincidência?

Estágiários no Detran

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Federação das Indústrias do Amapá (Fieap) ficou muito conhecido no final dos anos 90 por realizar pesquisas de opinião sobre o ranking da mídia amapaense. Agora a entidade está de volta à baila, por assim dizer, ao anunciar parceria com o Go-verno do Estado para contratar estagiários que atuarão no Departamento de Trânsito.

Mais que artigo, tese

O repórter, escritor e pesquisador Luís Martins, deu o que falar, aliás, o que ler ontem pelas bandas do Amapá, depois de publicar o artigo “A interferência ilegal da PF nas eleições municipais, estaduais, senatoriais e até presidencial do Brasil”, que foi publicado em vários jornais pelo país. A maior parte do artigo diz respeito ao Amapá e às operações da PF por aqui.


Servidor do TFA

Policiais militares e civis dos ex territórios de Roraima, Rondônia, Acre e Amapá serão contemplados pelo plano de saúde da GEAP – Fundação de Seguridade Social. A garantia foi do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que determinou em sessenta dias o prazo para que a decisão seja implantada. "Vamos trabalhar para que antes do estipulado seja anunciado este benefício que é fundamental e direito de todos servidores federais", disse ele.

Trilha Equinócio das Águas é show de resistência

Os associados do Jeep Clube de Macapá perceberam “sensíveis” diferenças no circuito de 5 quilômetros da trilha Equinócio das Águas – Berro 2011, que aumentou bastante o grau de dificuldade e o nível dos inúmeros cursos d’água da fazenda. O resultado foi um tempo recorde para a conclusão do circuito e um show de atolagens e naufrágios. Não você não leu errado, teve jipe que naufragou naquela filial do Pantanal Matogrossense.
O fato é que diante de muitos casos de atolamento, algumas perguntas surgiram, como qual a melhor escolha do pneu, que tipo de equipamento ou acessórios são de uso obrigatório e até sobre a necessidade da organização de cursos de pilotagem “off Road” para pilotos iniciantes, como declarou-se o empresário Edevaldo Xavier (Center Kennedy). “Sou um acadêmico mas gostei muito desse ambiente de confraternização absoluta”, disse o proprietário de um Troller T-4 que tem seis meses e nunca havia passado tanto aperto.
O anfritrião da festa, o empresário José Maria Esteves, se disse satisfeito em mais um ano da trilha Equinócio das Águas especialmente pelo aumento da procura e ver como colegas de clube fizeram investimento na instalação de alguns equipamento inspirados nas dificuldades da travada pista que ele preparou. “Foi muito bom receber todos aqui mais uma vez e nosso pensamento era oferecer do melhor desde a alimentação, a bebida e, claro, uma senhora pista”, comemorou Zé Maria.
O blog está preparando um DVD especial alusivo à cobertura da Trilha Equinócio das Águas 2011 mas aqui você também poderá conferir a cobertura especial com fotos dos bastidores e também das melhores passagens e apertos que os pilotos passaram.

* Extraído do blog soujipeiro.blogspot.com

sábado, 12 de março de 2011

Safra de grãos do AP cresce, diz IBGE


Em fevereiro, IBGE prevê safra de grãos 15,3 % maior que a de 2010



A safra amapaense de cereais² indica uma produção da ordem de 10,2 mil toneladas, superior em 15,3 % à safra de 2010 (92 mil de toneladas).
É o que indica a segunda estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)3 em 2011.
A área a ser colhida em 2011, de 10,2 mil hectares, apresenta acréscimo de 9,6%, frente à área colhida em 2010.
O arroz, feijão e o milho prevêem-se um crescimento de área a ser colhida, em relação ao ano anterior, com variações de +9,09 %, +15,79% e +6,94%, respectivamente.
No que se refere à produção, o arroz, o feijão e o milho apresentam, nessa ordem, acréscimos de +14, 61 %, +23, 42 % e +12,31 % .

Primeira-dama homenageia as garis

A primeira-dama do município de Macapá, Dona Sara Núbia, esticou um pouco mais a programação de homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, tomando café da manhã neste sábado com as garis da cidade. Foi ontem na sede da empresa Enterpa, uma espécie de “QG” dos trabalhadores da limpeza de Macapá. Houve sorteio de brindes e várias homenagens prestadas também pelo prefeito Roberto Góes, que atribui os méritos dos bons resultados de sua gestão ao trabalho da limpeza pública.
Falando aos jornalistas, dona Sara Núbia disse que devido à coincidência do Dia da Mulher ter caído em pleno Carnaval, o município fez o evento uma festa temática. “Colocamos nas ruas mais uma vez o bloco Amélia Nunca Mais, em parceria com os movimentos de mulheres, para levar mais uma vez a sociedade a repensar a defesa dos direitos femininos e também chamar a atenção para a violência doméstica, um mal ainda a ser combatido”, disse ela.
Na sexta-feira, a primeira-dama e o prefeito foram até o Aterro Controlado, na BR-210, que outrora era chamado de Lixão. Lá, as ações foram além da confraternização, pois técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levaram serviços de prevenção à saúde para as trabalhadoras da Associação dos Carapirás. Entre os atendimentos, aconselhamentos diversos, verificação da pressão arterial e controle do diabetes com o teste de glicemia.
O prefeito Roberto Góes disse que é muito importante que o poder público e a sociedade de modo geral possam perceber e valorizar o papel da mulher no mundo atual. “As mulheres estão recuperando tempo e terreno perdidos por séculos de discriminação e preconceito. Elas chegaram à Presidência da República e continuam se destacando, pois tem essa capacidade de sair de casa para trabalhar e cumprir uma terceira jornada quando voltam para seus lares”, completou Góes.


O prefeito Roberto Góes e a primeira-dama, Sara Núbia, com as garis de Macapá. Fotos e texto de Janine Cruz/PMM

sexta-feira, 11 de março de 2011

Governo entra na luta contra a dengue

Encontro no Setentrião marca o início da força tarefa contra a dengue nos municípios de Macapá e Santana. Estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (11), para discutir a proposta do Plano Emergencial de Combate a Dengue com o Governador Camilo Capiberibe, o Prefeito Roberto Góes, o Vice-Prefeito de Santana Carlos Matias, as equipes técnicas municipais e estaduais de saúde e vigilância sanitária, bem como os Secretários envolvidos na ação. O plano traz a proposta de divisão de competências adequando-as à realidade de dos municípios envolvidos.
O Município de Macapá concentra o maior contingente populacional do Estado do Amapá e o LIRA de 2011, no primeiro ciclo, apresentou situação de médio risco e no segundo ciclo apresentou situação de alto risco, registrando até esta data 619 casos de dengue notificados no município. A Coordenadora Municipal de Vigilância e Saúde, Nayma Picanço, em seu pronunciamento alertou a urgência de iniciar os trabalhos. “Sabendo destes resultados temos que iniciar os trabalhos em caráter de urgência, pra que tenhamos controle da doença em nossas cidades, para isso, contamos com o apoio do Governo do Estado que já se colocou à disposição para a parceria”, ressaltou a Coordenadora.
Desde a divulgação dos últimos resultados do LIRA, o município intensificou as ações desenvolvidas na forma de arrastão, priorizando os bairros com maior índice de infestação, incidência da doença e na forma de bloqueio, a fim de que as demais áreas fossem trabalhadas em tempo hábil. Entre os bairros com maiores índices de infestação estão Zerão, Fazendinha, Novo Horizonte e Marabaixo.
No Município de Macapá o Plano Emergencial de Combate à Dengue propõe que as ações sejam implementadas no que diz respeito aos quatro eixos principais: Controle Vetorial, Assistência, Vigilância Epidemiológica e Mobilização. E que na parceria entre os municípios e o Governo seja lançado mão do Plano de Contingência Estadual da Dengue, já existente, para o enfrentamento de uma possível epidemia.
Para o Prefeito Roberto Góes esta ação conjunta não deve ser executada somente pelas gestões municipais e o Governo, devem estar inseridos nesta ação, a iniciativa privada, a imprensa, as instituições religiosas e a sociedade civil, que é a principal parceira desta iniciativa pública. “Temos que limpar, eliminar as larvas do mosquito, trabalhar para diminuir estes índices, mas tudo deve ser feito em parceria com a sociedade devidamente conscientizada do seu papel nesta
ação”, ressaltou o Prefeito.
A execução das ações do Plano está prevista para iniciar na próxima segunda-feira (14) e entre as responsabilidades dividas entre Estado e Municípios estão a interação de técnicos, disposição de carros, coleta intensificada de lixo, compra de material para a fiscalização dos agentes de endemias e etc.

Marcelle Nunes
Comunicação PMM

PMM divulga mapa da dengue

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o resultado do 2º Ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAa de 2011, realizado entre os dias 28 de fevereiro a 04 de março. O LIRAa do segundo ciclo apresenta um aumento em relação ao primeiro.
O levantamento apontou índice de 4,1% de Infestação Predial – IIP e 4,1% de Índice de Breteau – IB, o que caracteriza situação de Alto Risco de infestação. No primeiro ciclo do LIRAa, realizado em janeiro os índices apontavam situação de médio risco com IIP de 3,5% e IB – 4,1%.
Conforme os dados levantados pela Coordenadoria de Combate a Dengue do Município os criadouros preferenciais são do tipo D2 – lixos e resíduos orgânicos, como: descartáveis, tampinhas de refrigerantes, latinhas, entre outros que atingiu 51,3%. Em segundo lugar estão os do tipo A2 – depósitos ao nível do solo, (baldes, tonéis, caixa d’água) com 12,9% e em terceiro lugar com 11,4% os do tipo D1 – pneus e outros materiais rodantes.
O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) ainda informou que até a 9ª semana epidemiológica foram notificados 619 casos de dengue no município. Os bairros com maior número de notificações são: Cidade Nova (51), Congós (38), Novo Horizonte (32), Zerão (31), Universidade (28), Buritizal (26), Fazendinha (24) e Marabaixo (21). O bairro com menor número de casos notificados é o amazonas (5).
Após a divulgação dos dados o Prefeito Roberto Góes reuniu com sua equipe de governo para formulação de um plano emergencial de combate a Dengue, devido ao estado de alerta máximo que se encontra o município. “Estamos traçando estratégias com objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti. Para mudarmos o quadro da dengue no município de Macapá é preciso um comprometimento de todos. O poder público sozinho, sem apoio da sociedade não terá forças. Precisamos da ajuda de cada cidadão no sentido de estar vigilante quanto ao armazenamento do lixo e a eliminação dos possíveis focos do mosquito. Se cada um fizer sua parte estaremos contribuindo para acabar com a dengue em Macapá”, enfatizou o prefeito.
Nayma Picanço, diretora do DVS de Macapá informou que diante os resultados obtidos pelo LIRAa, as ações serão desenvolvidas em forma de arrastão, priorizando os bairros com maior índice de infestação predial (IIP) e elevada incidência da doença e nas demais áreas na forma de bloqueio. “Nosso objetivo é trabalhar todas as localidades em tempo hábil. É importante lembrar que a PMM está intensificando as ações, mas precisa da ajuda e colaboração da população”, disse a diretora.
O plano emergencial de combate a dengue da prefeitura de Macapá irá envolver todas as secretarias em duas frentes de serviço: uma na zona sul e outra na norte. As ações de controle que serão realizadas pela PMM consistem em eliminação de criadouros nos domicílios, limpeza e remoção de entulhos das ruas e avenidas e campanhas educativas em todas as áreas.

Janine Cruz
CMCS/PMM
8124-1001
9142-2266

Setur prepara o Equinócio das Águas


Evento contempla visitação aberta ao público, noite gastronômica,homenagem ao Padroeiro de Macapá, São José e celebração do fenômeno






Acontece no período de 14 a 20 de março, no Monumento Marco Zero do Equador, a programação que abre oficialmente o Evento Equinócio das Águas. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) já está fechando os últimos preparativos para o evento.
No período de 14 a 18 acontecerá o projeto “A Escola vai ao Meio do Mundo”, que tem como objetivo ofertar atividades recreativas e educativas aos estudantes das escolas públicas dos municípios de Macapá e Santana.
Nos dias 18, 19 e 20 acontecerá a segunda etapa do evento com uma vasta programação, que contempla visitação aberta ao público, noite gastronômica, programação artístico e cultural, uma homenagem ao Padroeiro de Macapá, São José e celebração do fenômeno do Equinócio, que acontece no dia 20, às 20h20, de acordo com horário de Greenwich.
Para a secretária da Setur, Helena Colares, o Amapá é o único Estado brasileiro, em que acontece o Fenômeno do Equinócio. “Somos privilegiados. Durante o evento o visitante poderá vivenciar a sensação de estar ao mesmo tempo em dois hemisférios, ou seja, no Meio do Mundo”, disse Helena Colares.

Fernanda Picanço/Setur
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Movimento em Ação reestréia na Diário FM

O programa Movimento em Ação retorna nesta segunda-feira, 14 de março, na Rádio Diário FM (90,9), com informações sobre cultura amapaense. Apresentado por Heraldo Almeida, o programa ficou no ar por quase dois anos e contribuiu de forma produtiva para a divulgação da cultura amapaenses,entrevistando artistas de todas as gerações, com espaço para todos os segmentos culturais, como quadra junina, marabaixo, batuque, teatro, artes plásticas, poesia, literatura e outros.
Em duas horas o programa vai apresentar o quadro cultural amapaense com entrevistas, música, agenda e dicas de CD’s, sempre discutindo projetos e políticas públicas culturais. Além da principal característica que é valorizar a arte amapaense, o programa prima pelo resgate de artistas e culturas que começaram a se perder na memória e no tempo.
A audiência conquistada é considerada pelo apresentador como resultado da apresentação com responsabilidade e compromisso. “Não imaginei que o Movimento em Ação teria tamanha audiência, quando paramos, muitos artistas nos procuraram para tomar satisfação, ele se tornou um dos principais meios de divulgação de nossa arte, e nenhum programa daqui reservou espaço total para a cultura local”, diz Heraldo Almeida.
“Era no programa que sabíamos a agenda cultural, não só de shows, mas de toda forma de cultura, como Ciclo do Marabaixo, Encontro dos Tambores, festas de santo, na cidade e interior, quadra junina, carnaval, e fez falta”, diz Adílio Palheta, presidente da Associação Amigos do Laguinho.
O Movimento em Ação vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16:00 às 18:00. No lançamento do programa, a produção, coordenada por Cláudio Rogério, vai receber artistas e produtores culturais no estúdio da Rádio onde será servido um coquetel.






Por Mariléia Maciel

A resposta da natureza

Por Cleber Barbosa

Quando o Brasil apareceu na ordem do dia para o mundo sendo anunciado como sede de uma conferência internacional sobre o meio ambiente, a Rio 92, teve quem torcesse o nariz para nós, como que dizendo “pô, que moral esses caras têm para falar em defesa do meio ambiente?” É que os projetos minerais, a baía de Guanabara poluída, a Amazônia sendo devastada, Cubatão, o rio Tietê, os emissários de esgoto, enfim, tinha um monte de coisa que era um tiro no pé.
Mas o evento aconteceu e os países participantes, ou a maioria deles, acabou se comprometendo a diminuir os ataques à camada de ozônio e deixar nosso pobre planeta respirar um pouco melhor. Grandes potências como Estados Unidos e China, entretanto, continuaram sendo os maiores vilões nessa história de fazer um “fumacê” do mal.
Nesse tempo todo, vira e mexe aparece um cientista ou um ambientalista mais realista e dispara alertas no sentido de que as mudanças climáticas provocadas pela ação criminosa do homem sobre o meio ambiente. Coisas do tipo derretimento das calotas polares, aumento do nível dos oceanos, cidades ameaçadas, coisas que são bem melhor exploradas pela indústria cinematográfica.
Só que as imagens e efeitos de computador das telonas passaram a ser vistas também nos canais de notícias do mundo inteiro, nos jornais, em sites de notícia e nas filmadoras amadoras de personagens de grandes catástrofes mundiais, como terremotos, furacões, ciclones, deslizamentos de encostas por aqui, um soterramento acolá, passando por chuvas demais ou estiagem prolongada.
Agora o mais novo capítulo teve como locação o querido Japão, um país lindo, rico e carismático. Parte de seu território foi varrido ontem por um tsunami no Oceano Pacífico, causado por um poderoso terremoto, que está entre os seis mais fortes da história. Mas será que foi apenas um fenômeno natural? O homem não teve participação nenhuma neste sinistro? Tenho minhas dúvidas.
Há quem acredite que seja o próprio Criador, na bronca pela série de cagadas daquele que seria sua imagem e semelhança sobre a Terra. O ser humano, diferenciado dos demais viventes do planeta azul por ser racional, dotado do que se convencionou chamar de inteligência, está perdendo a oportunidade de usufruir da perfeição divina, da maior de todas as obras, que é a vida na natureza.
E então? Qual a explicação para tudo isso? O título deste texto sugere que é uma resposta da natureza. Nos meus argumentos cheguei a sugerir que foi o próprio Deus. Se a natureza é divina, concebida por Deus, então é ele mesmo que mais uma vez mexeu na regra deste reallity show e apimentou mais as coisas para ver como nos saímos administrando o livre arbítrio que ele tanto defende.

Notas do dia

Tragédia
Colônias japonesas espalhadas pelo mundo inteiro, em especial no Brasil, vivem o drama pela busca de notícias de familiares e amigos que podem ter sido atingidos pelo terremoto seguido de tsunami no Japão. Este país rico e que se prepara todo dias para as tragédias, foi pego de surpresa diante da força monumental da natureza. Uma tragédia.

Pela cultura

Numa espécie de “prestação de contas” do seu mandato, o deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB-AP) está divulgando números dos recursos carreados para o Amapá. São R$ 8,9 milhões de recursos destinados à cultura amapaense, que mereceu maior atenção do parlamentar. Aliás, o setor da cultura há tempos estão com seu grupo político.

A vez delas

A embaixadora portuguesa Ana Paula Zacarias será a nova chefe da delegação da União Europeia (UE) no Brasil a partir deste ano. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo. A chefe da Diplomacia da UE, Catherine Ashton, lembrou que o Brasil é comandado pela primeira vez poi uma mulher.

Conseqüências

Mas o drama do Japão vai além de tudo o que já se viu na mega cobertura da imprensa mundial sobre a tragédia do Japão. Existe informação de que os abalos císmicos teriam alterado o eixo da Terra em alguns centímetros, o que poderá ocasionar outras conseqüências. O bicho-homem tem que reavaliar os inúmeros danos ao meio ambiente.

Visão de Sarney

Inspirado no filósofo Descartes, o escritor e senador José Sarney (PMDB-AP), descreve em seu artigo de amanhã, sua visão sobre o Carnaval. Olha o que ele diz: “É uma festa popular, e demonstrativa de que não há separação alguma. Se são dois em um passam a ser um em dois na compulsão da alegria, numa entrega total do corpo no gingado do samba no pé e no evidente relaxamento de qualquer reserva moral”.

Mandatos

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conseguiram mais de 27 assinaturas na Casa para o desarquivamento da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 73/2005, que permite a revogação popular de mandatos. O pedido de desarquivamento foi feito por meio de um requerimento, protocolado por Randolfe.

Comissão
importante


O deputado federal Luiz Carlos (PSDB-AP), um dos estreantes da atual bancada federal, demonstra uma boa capacidade de articulação e cava espaços nan Casa. Ele assumiu esta semana titularidade na Comissão de Justiça e Redação, a CCJ, da Câmara Federal. O parlamentar também está em uma das suplências da Comissão da Amazônia e Integração Nacional.

Projetos
em pauta


Enquanto isso outro parlamentar amapaense que forma na oposição mas que galga seus espaços com muito diálogo e espirituosidade é o deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele está envolvido em duas frentes importantes no Congresso Nacional, uma na discussão da reforma política e uma segunda mais relacionada ao Amapá, que é o “Caso CEA”. O que virá por aí?

Idade Penal

A Diocese de Macapá, através da Pastoral do Menor (Pamen), se prepara para o lançamento da Campanha Nacional em favor das medidas Socioeducativas e Contra a Redução da Idade Penal, que será realizado no dia 16 de março, às 14 horas, no Centro Diocesano de Pastorais Dom José Maritano. Essa é sem dúvida uma boa discussão, muito atual.

Frase do dia

“O problema da dengue não vai ser varrido para baixo do tapete”

Do prefeito de Macapá, Roberto Góes, que anuncia força-tarefa para enfrentá-la

Mercado Comum

Em visita ao presidente Sarney, o alto representante do MERCOSUL, Samuel Pinheiro Guimarães, sugeriu que o Senado realize uma sessão especial de comemoração dos 20 anos do MERCOSUL, entidade criada em 26 de março de 1991. Pinheiro Guimarães lembrou que na presidência da República, em 1988, José Sarney tomou iniciativas para a integração política e econômica dos países da América do Sul.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ação da PMM pára obra irregular no Marco Zero

Depois de seguidas notificações descumpridas, a fiscalização da Prefeitura de Macapá conseguiu paralisar hoje uma obra irregular nas proximidades do Monumento do Marco Zero do Equador. Os responsáveis pelo empreendimento edificavam um muro alegando que o projeto era para a construção de um hotel, o que vai de encontro ao que preconiza o Plano Diretor Urbano da cidade e uma Recomendação do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.
Segundo o secretário especial da Infraestrutura da PMM, o engenheiro Carlos Aragão, há cerca de uma semana a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) havia expedido Notificação para que os responsáveis pela obra paralisassem os trabalhos e procurassem o município para regularizar a situação. “Como os empreendedores não cumpriram a determinação não nos restou outra alternativa a não ser embarcar a obra”, disse o secretário.
O responsável pela obra, identificado como Everton, que é policial militar, disse aos jornalistas que é sua esposa a responsável técnica pela obra, a arquiteta Magali Xavier. Ele afirmou que o proprietário é o coronel aposentado da PM, Paulo Amilcar, que teria a documentação comprovando a posse da gleba. “Quem possuía essa propriedade desde 1991 já é falecido e o empresário em questão adquiriu o terreno em 2009 juntos aos familiares do primeiro posseiro”, explicou o procurador-geral do município, Riano Valente.
O prefeito de Macapá, Roberto Góes, foi pessoalmente ao local da diligência e saiu de lá com as garantias do proprietário de que a obra vai permanecer paralisada. Amilcar concordou em comparecer à PMM na segunda-feira para buscar um entendimento. Mas nesta sexta-feira, o prefeito terá uma reunião com o governador Camilo Capiberibe, pois tanto o município como o Estado possuem projeto de urbanização e paisagismo do entorno do Monumento do Marco Zero.

Comunicação PMM

Notas da Coluna Argumentos (sexta-feira)






A fronteira

As fronteiras brasileiras, em especial a do Amapá com a Guiana Francesa serão tema do ciclo de debates sobre geopolítica mundial, aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. O ciclo terá início hoje e será formado por 25 painéis sobre a nova ordem mundial. Proposta foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL).

Criatividade

De tudo o que se viu na saída do bloco A Banda, na terça-feira de Carnaval, o que chamou a atenção foi uma equipe “médica” formada apenas por profissionais cubanos. Eles faziam todo tipo de atendimento aos brincantes e deram até entrevistas. O detalhe é que os “cubanos” escorregavam no sotaque, ora italiano, ora inglês, mesmo espanhol.

Mapa político?

Piada entre jornalistas sobre a nova logomarca do Governo, assinada pela equipe do publicitário Walter Júnior. A logo atende aos conceitos de modernidade e comunicação visual direta, etc. A brincadeira diz respeitos a algumas telas co-loridas que coincidem com municípios amarelos ou azuis, politicamente, claro.

Aniversário

Um dos maiores monumentos do período colonial no Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá, faz aniversário no dia do santo padroeiro dos amapaenses, ou seja, 19 de março. A fortificação foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dia 22 de março de 1950, com o tombamento.

DEBATE

A Comissão de Reforma Política abre a fase de debates analisando um problema espinhoso para a representação parlamentar: a suplência de senador. O assunto será discutido na próxima terça-feira e promete discutir o modelo atual em que o eleitor vota num candidato a senador e depois vê um suplente, quase sempre desconhecido, assumir o lugar do “seu”.

Frase do dia

“A dengue não faz distinção de classe social”

Do empresário Adriano Ferreira, do Ceta Ecotel, que está se recuperando em casa de uma ferrada do aedes

Coisa Nossa

Enquanto muito se discute sobre quem tem razão nessa história do cancelamento do desfile das escolas de samba, uma fato real se consolida a cada ano e acaba por comprovar que não há limites para a criatividade e liberdade do povão brincar o Carnaval. Nesse sentido, A Banda mostra o jeito tucuju de se divertir. Vamos divulgar. É coisa nossa!

Blogosfera

Está postado no blog amapaempaz.blogspot.com matéria bem interessante sobre por onde andam e o que fazem atualmente ex-detentores de cargos importantes no Amapá, como Annibal Barcellos, Waldez Góes e Pedro Paulo Dias - que foram governadores do Estado - e Jorge Amanajás, que foi presidente da Assembléia Legislativa. O curioso é que nenhum deles fala em aposentadoria, nem o velho Comandante Barcellos, sabia?

Festa popular

Rendeu um bom debate ontem no programa Luiz Melo Entrevista a discussão sobre Carnaval. Ouvintes mais radicais, manifestaram proposta de se acabar com a folia, devido aos financiamentos públicos da folia. Mas é preciso entender que o orçamento público contempla diversas áreas de interesse, entre eles o da cultura. E Carnaval é cultura.

Um bom exemplo

O combate aos focos do mosquito transmissor da dengue é uma responsabilidade de todos nós, certo? Do bairro dos Congós vem um belo exemplo de cidadania e responsabilidade. Trata-se da moradora da 20ª Avenida, Dona Dalva, que todos os dias combate qualquer fonte de acúmulo de água. Até nas flores ela faz um furinho e não deixa brecha para o aedes.

Já era a hora

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu estrangeiros irregulares no país, que entraram em Macapá em picapes do transporte cland... quer dizer “alternativo”. Essa é uma velha prática que só não via quem não queria se indispor. Todo trabalho é digno mas precisa ser disciplinado. A regra é que as picapes transportam tudo o que os ônibus não aceitam. Tudo mesmo.

Fechando o cerco

Dados sobre a entrada e saída de aeronaves estrangeiras privadas que realizam voos não remunerados serão compartilhados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Acordo com esse objetivo foi assinado nesta quinta-feira (10 de março), sede da Receita Federal, entre o Diretor-Presidente Substituto da ANAC, Cláudio Passos Simão, e o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Políticos se adaptam à vida sem mandato

O blog realizou levantamento de políticos de grande expressão no Amapá, mas que agora estão sem mandato eletivo. De maneira geral, todos estão mais voltados às famílias apesar de ainda usufruírem de popularidade, mas o que chama a atenção mesmo é a necessidade –compulsória – do despojamento de ex-ocupantes dos cargos mais influentes e que por conta disso, vinham com o peso de penduricalhos pomposos como seguranças, ajudantes-de-ordens, assessores, motoristas, secretárias além do assédio da imprensa e de populares. Veja alguns casos.

Annibal Barcellos

O ex-governador do Território Federal do Amapá, primeiro governador eleito do Estado do Amapá, foi também deputado federal, prefeito e também vereador de Macapá. Ele tinha o hábito de fazer “rondas” matinais pela cidade, um hábito que mantém até os dias atuais, o que levou o atual prefeito Roberto Góes a designá-lo como Ouvidor Municipal. Mas o velho lobo do mar e da política é considerado influente até hoje. Tem mais de 90 anos de idade e uma memória tida como semelhante a de um elefante.

Waldez Góes

Outro ex-governador do Amapá que está aos poucos retomando as agendas públicas, como dirigente maior do Partido Democrático Trabalhista, o PDT. A idéia agora é armar as estratégias para ser oposição ao governo do PSB e também manter os mandatos que já possui na Assembleia Legislativa, nas Prefeituras e Câmara Municipais e na Câmara dos Deputados. Mas a vida fora do poder tem lá suas adaptações. A família Wadez Góes teve que alugar uma casa assim que deixou a Residência Oficial e somente no mês passado foi possível retornar à casa original, no bairro do Muca. No Carnaval, a numerosa família foi de van alugada para Ferreira Gomes.

Pedro Paulo Dias

Um dos mais controversos ocupantes do Setentrião, pois os analistas dizem que tinha tudo para ter uma “vida tranqüila” como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). É que mesmo sem ter sido testado nas urnas uma única vez encabeçando uma candidatura, decidiu romper com parte do grupo político liderado pelo ex-companheiro Waldez Góes e lançou-se candidato a governador. Médico conceituado, como chefe do Executivo não teve nem tempo para mostrar serviço. Foi o quarto colocado nas eleições de 2010 e recentemente fora visto pescando em Ferreira Gomes. É que pela manhã atua como coordenador do Programa Saúde da Família (PSF) para os municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes.

Jorge Amanajás

Era tido como uma dos mais bem preparados candidatos a governador nas eleições passadas, mas o ex-presidente da Assembleia Legislativa talvez precisasse de mais tempo e também romper com as amarras do passado nebuloso que o Poder Legislativo local já viveu para que a sociedade lhe confiasse um mandato no Setentrião. Fora do poder e ainda sem ter dado uma explicação plausível para uma suposta renúncia no final do mandato, deve voltar a dar aulas. Mas sem abandonar a política pois há quem o queira candidato a prefeito ou deputado federal. Agora é comum vê-lo dirigindo o próprio carro pelas ruas da cidade.

Carnaval deixa quase 10 toneladas de lixo

Houve grande concentração de foliões nos eventos que aconteceram na cidade, em diversos bairros da capital neste período de Carnaval 2011. Para garantir a manutenção e a limpeza, a SEMUR realizou um planejamento de forma a permitir que o trabalho de limpeza acontecesse de acordo com a demanda em todas as festas.
Entre os maiores eventos, a SEMUR concentrou o maior número de garis no percurso da Banda, desfile de blocos no sambódromo e Praça do Barão. A secretaria retirou 9.200 quilos de lixo durante os dias de folia. Aproximadamente 78 garis saíram às ruas para limpar a sujeira deixada pelos foliões.
Como não houve desfile das escolas de samba este ano, a quantidade de lixo foi menor. Normalmente nos dias de desfile da LIESA os foliões deixam os restos das alegorias e fantasias espalhadas no entorno do sambódromo.

Andréia Freitas
Ascom PMM

segunda-feira, 7 de março de 2011

Notícias do Carnaval 2011


Apuração dos blocos será amanhã

A Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) fará amanhã a partir das 11 horas, a apuração das notas dos blocos que se apresentaram na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, no sábado, 5. Foram julgados conjunto e animação, criatividade e fantasia e ainda música. Com exceção de Tonga da Milonga e Beijo (fizeram apresentações especiais) e os Blocos Urubuzada e Kumbelê (não compareceram), os demais blocos estão na disputa pelo título de 2011. O Bloco Urubuzada justificou a ausência por conta da morte da mãe de uma das diretoras da agremiação.
O primeiro dia de desfile dos blocos foi considerado tranqüilo. Um público modesto compareceu ao Sambódromo para torcer e curtir o carnaval dos blocos. Na abertura, o Bloco Furakouro em seguida, desfilaram Bloco Beijo, Bloco Paunela, Habeas Copus, Hajamor, Pororoca, Caldeirão, Tia Fé e Tonga da Milonga. O desfile do Blocão Circuito no Meio do Mundo não ocorreu por conta do horário do término das apresentações dos blocos. A Abloca confirmou para esta segunda-feira, das 12 às 20 horas, a programação do desfile do Blocão na Avenida Maranhão, entre Mato Grosso e Goiás, no bairro Pacoval.
Antes do desfile da Abloca aconteceu a apresentação dos blocos institucionais Saúde Folia, Amélias Nunca Mais, Bloco do Detrando na Via e Bloco da Camisinha. Cada um levou para a Avenida Ivaldo Veras mensagens educativas e alertas ao público sobre a importância de pular o carnaval com segurança, prudência e responsabilidade. “É importante que os foliões façam sexo seguro com o uso de preservativo. Isto evita dor de cabeça depois da folia. Estamos aqui com uma equipe fazendo a distribuição de camisinhas e orientando as pessoas que existe nas Unidades Básicas de Saúde o Teste Rápido de HIV. Em 20 minutos sai o resultado. Mas é só transar com camisinha que você fica com a consciência tranquila e sem aquela dúvida se contraiu uma DST ou AIDS”, orienta Assunção Rocha, da Vigilância em Saúde Ambiental. A equipe da vigilância estava com cerca de 7 mil preservativos para entregar ao público e foliões. Cartazes com frases de alerta foram pregados ao longo do Sambódromo.

Apesar da folia, reflexões sobre a saúde

Após muito trabalho e expectativa, o Bloco da Sesa, chamado Saúde Folia, entrou na Ivaldo Veras com muita alegria e disposição, abordando temas como a dengue, diabetes e hipertensão. O coordenador de Assistência Hospitalar, Amerson Maramalde, que esteve a frente da organização do evento, marcou presença no bloco e falou sobre o sucesso dos resultados, já que este ano o bloco veio com foco também na solidariedade, lançando a Campanha do Leite.

Nos anos anteriores o bloco vinha tratando apenas a prevenção contra dengue. Este ano, a secretária de Saúde percebeu a importância de focar também o problema da hipertensão e diabetes. No Estado é elevado o número de pacientes renais afetados por essas enfermidades.
Trabalhando a prevenção a partir de programas como o Saúde da Família é possível diminuir o número de pacientes e cirurgias nos hospitais. Nos momentos que antecederam o desfile, servidores da Sesa estiveram distribuindo diversos materiais informativos, além de preservativos para colaborar e conscientizar os brincantes.

Trabalho dobrado para a Prefeitura

Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional juntamente com os agentes da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária estarão em uma ação conjunta de fiscalização frente aos ambulantes no entorno do sambódromo. Já a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) vai realizar serviços antes, durante e depois da folia. A área externa e interna do sambódromo e arredores, já recebeu serviços de capina, varrição e pintura de meio fio. No período dos desfiles uma equipe de 10 garis fará a varrição da pista do sambódromo logo após a passagem de cada bloco. O percurso da Banda também recebeu manutenção de limpeza e pintura de meio fio. Após o último brincante passar 30 garis estarão fazendo a varrição e remoção do lixo.

Expressas

- No discurso de abertura, o secretário de Cultura, Zé Miguel, explicou que apesar das dificuldades financeiras está sendo possível fazer um carnaval digno. “O Governo do Estado fez um esforço para garantir apoio aos blocos. Bom carnaval para todos e vamos à festa”, disse ao encerrar o pronunciamento.

- A presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos (Abloca), Hildima Ramos, agradeceu o apoio, mesmo com muito sacrifício, dado pelo governo à Abloca. “Isto nos permitiu levar os blocos para a avenida. Temos compromisso com a cultura e com o povo do Amapá“, enfatizou.

- Para a Abloca, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) repassou R$ 50 mil. O Rei Momo Sucuriju e o Cidadão do Samba, Neck prestigiaram o evento.

- Ao todo 150 garis estarão envolvidos diariamente na limpeza da cidade durante o período carnavalesco. A coleta de lixo doméstico e a rotina diária de limpeza da cidade permanecerão normais nos dias da quadra momesca.

Sebrae homenageia colaboradoras pelo Dia Internacional da Mulher

A homenagem antecipada ganhou emoção, por meio do Projeto Qualidade de Vida




Por Ana Barbosa

O Sebrae Amapá prestou homenagem as colaboradoras pelo Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março, porém foi antecipada em decorrência do feriado de carnaval, que será na próxima terça. Cada colaboradora recebeu uma rosa das mãos dos dirigentes e dos funcionários da Instituição, além de se confraternizarem num singelo café da manhã promovido pelo Projeto Qualidade de Vida.
Segundo a gestora de projetos do Sebrae, Renê Barbosa, a homenagem faz parte de ações que promovem a melhoria no ambiente trabalho e relacionamento organizacional, proporcionando bem-estar aos colaboradores da Instituição. “O projeto trabalha na implementação de atividades com os temas, saúde, lazer, esporte e cultura, devidamente analisadas e organizadas de forma que possam ser adequadas ao calendário do Sebrae”, disse a gestora Renê Barbosa.
Para ela, o mais relevante é envolver as pessoas, e gerar na organização, a participação e a integração dos colaboradores. A homenagem ocorreu no hall de entrada do Sebrae, às 8h.

Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Call Center: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
(04/03/2011)

Coluna Argumentos (sábado e domingo)





O encontro

Lembra que aquela luta do Anderson Silva com o Vítor Belfort foi chamada de “luta do século”, não foi? Pois é e não é que em Macapá chegaram a batizar o encontro entre o governador Camilo Capiberibe (PSB) com o prefeito de Macapá Roberto Góes (PDT) de “enmcontro do século”, Claro que era brincadeira de jornalistas. O evento foi light.

A promessa

Agora é preciso reconhecer que o encontro de ontem no Palácio do Setentrião foi muito concorrido, isso foi. De vereadores a deputados estaduais e um federal, movimentação intensa entre a classe política local. Mas pelo que disseram os dois chefes de Executivo, os palanques estão desmontados e a população pode esperar a tal parceria.

Proposta real


Mas independente do que vier a acontecer entre GEA e PMM ficou a visão de como pode se dar ao menos uma relação de respeito institucional. Servidores compartilhados, matéria-prima trocada, máquinas em permuta, encontro de contas e mutirão para limpar, asfaltar, drenar, pavimentar e combater mosquito aedes.

Respeito

Camilo Capiberibe e Roberto Góes são, de longe, as duas maiores expressões ainda jovens da política amapaense. Já se enfrentaram como candidatos a prefeitos e na última disputa pelo Setentrião estiveram em palanques opostos. Mas a possibilidade de um trabalho em conjunto pode representar maturidade rara por aqui.

TEATRO – O espetáculo teatral Bonequinha de pano, primeiro e único texto de Ziraldo escrito especialmente para ser encenado, estréia dias 12 e 13 de março (sábado e domingo) no Teatro das Bacabeiras pelas mãos do encenador Claudio Silva. Trata – se da mais recente empreitada do Ói Nóiz Aqui Traveiz, que conta com o talento da atriz Sabrina Zahara.

Frase do Dia

“É a parceria do primo pobre com o primo rico”

Do prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), para o governador Camilo Capiberibe (PSB).

Muda tudo

Dito ontem pelo deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP) que tem assento na Comissão Mista que trabalha para a Reforma Política, que são fortes as gestões de PMDB e PT para emplacar propostas como o fim dos partidos nanicos, das coligações e do voto distrital. Acha que candidaturas de ricos podem acabar sendo beneficiadas.

Convocação

“Você está convocado a participar da homanagem à Serra do Navio. Dia 7 à 1h15 no Sambódromo, cantando “De vila operária a patrimônio histórico nacional - Serra do Navio. Estou enviando seu abadá e sua máscara. Não falte”. Quem assina essa “intimação” é Francimar Santos (PT), que é prefeita da cidade-natal deste colunista. Trata-se da homenagem do bloco Metidos na Xexênia neste Carnaval. Dizer o quê? Convocado, vou lá.

Pelo trânsito

O diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), João Gomes, promete firmar parcerias para melhorar o trânsito em todo Estado. Através do Detran, já formou comproimissos com a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), 12º Batalhão da Polícia Militar em Oiapoque e 4º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Amapá.

Delegado e analista

O delegado de polícia Ronaldo Brabo Coelho está ficando mais velho, claro, é natural, mas ele está mudado. Bem, brabo ele continua sendo, como mostram as entrevistas que ele concede, mas o experiente policial está pesquisando mais as causas da criminalidade e levando muito bandido novato a refletir se vale a pena entrar para o mundo do crime. Tá certo!

Respeito é bom

Amigos, vai aqui uma dica para esta quadra carnavalesca. É que para garantir sua folia, seu lazer, conforto, segurança e transporte, um batalhão de valorosos profissionais estão de plantão deste feriadão. Então saiba valorizar o serviço desses valorosos brasileiros e brasileiras. Cumprimente-os, mantenha seu ambiente o mais limpo possível e não destrate nenhum deles, viu?

Propostas

A busca por uma relação pautada no diálogo aberto e na parceria fez com que a Reitoria da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), representada pela pedagoga Maria Lúcia Teixeira Borges, acompanhada de equipe de pró-reitores, estivesse com os acadêmicos da instituição durante cinco ocasiões nos últimos dias 02 e 03. Entre as principais colocações, a necessidade de credenciamento da instituição e a preparação de concursos públicos.

Carnaval: Enquanto muitos se divertem outros trabalham


Durante o carnaval alguns serviços serão oferecidos pelas Secretarias Municipais da Prefeitura de Macapá:

Fiscalização de Ambulantes – Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional juntamente com os agentes da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária estarão em uma ação conjunta de fiscalização frente aos ambulantes no entorno do sambódromo. O trabalho será de contenção, para evitar que espaços como o acostamento das ruas, entrada e saída dos blocos e pista do sambódromo sejam ocupados. Os agentes também estarão orientando a respeito da venda e processamento de alimentos, caso constatem irregularidades farão a apreensão dos alimentos impróprios para consumo.

Limpeza – Seguindo a programação Oficial do Carnaval a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) vai estar realizando serviços antes, durante e depois da folia. A área externa e interna do sambódromo e arredores, já recebeu serviços de capina, varrição e pintura de meio fio. No período dos desfiles uma equipe de 10 garis fará a varrição da pista do sambódromo logo após a passagem de cada bloco. O percurso da Banda também recebeu manutenção de limpeza e pintura de meio fio. Após o último brincante passar 30 garis estarão fazendo a varrição e remoção do lixo. Ao todo 150 garis estarão envolvidos diariamente na limpeza da cidade durante o período carnavalesco. A coleta de lixo doméstico e a rotina diária de limpeza da cidade permanecerão normais nos dias da quadra momesca.

Combate a Violência contra a Mulher – Na agenda da folia pelo terceiro ano o bloco “Amélia nunca Mais” vai desfilar no sábado dia 05 de março, abrindo com aproximadamente 400 brincantes. O bloco é uma estratégia da Coordenadoria de Mulheres para mostrar à sociedade que as mulheres ocupam cada vez mais espaço de poder, despertando a conscientização sobre seus direitos. O Bloco ressalta acima de tudo o seu objetivo principal que é o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, principalmente no período carnavalesco.

Atendimento

Para o carnaval 2010, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) elaborou estratégias para atender a população disponibilizando atendimentos de urgência e emergência. Durante as noites de carnaval, uma ambulância branca com enfermeiros e técnicos estarão de prontidão nas dependências do sambódromo para atender ao público. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Marcello Cândia e Lélio Silva vão continuar com atendimento de urgência e emergência 24h. As Unidades Básicas de Saúde que funcionam 18 horas: (Pedro Barros (Fazendinha), Congós, Rubin Aronovitch, Perpétuo Socorro, permanecerão abertas para atendimento de urgência e emergência durante a quadra momesca até a meia noite. As demais unidades de saúde fecharão na sexta-feira (04) e só retornarão na quinta-feira (9).

Prevenção DST/AIDS – Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando a campanha no sambódromo durante a apresentação das escolas de samba e no percurso da banda. Ao todo a secretaria vai distribuir 50 mil preservativos.

Bloco da Camisinha – A programação de carnaval da Semsa traz ainda o tradicional Bloco da Camisinha, que este ano vai abrir a noite de sábado (05), e vem com o tema “Antes da emoção use a razão, camisinha tá na mão”. Cerca de quatro mil brincantes servidores da Prefeitura de Macapá trocaram 1 kg de alimento não perecível pelo abada. O alimento será destinado a entidades que prestam assistência a portadores do vírus HIV. A coordenação Municipal de DST/AIDS objetiva com a ação promover saúde orientando a população sobre a importância do uso de camisinha como forma de sexo seguro, evitando assim, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e uma possível gravidez indesejável.

Transporte – A Empresa Municipal de Transporte Urbano (Emtu) elaborou um cronograma para atender com qualidade os usuários que irão prestigiar a temporada carnavalesca. Todos os ônibus com os dizeres: “VIA SAMBÓDROMO”, nos para brisas, estarão disponíveis no itinerário para o sambódromo, com circuito freqüente.

Acesso – A EMTU informa que nos dias de carnaval, durante o desfile dos Blocos a Avenida Ivaldo Veras será interditada. Os Agentes de Trânsito da EMTU juntamente com o DEPTRAN estarão nos locais de acesso orientando os condutores e autuando situações irregulares.

Transitarte – O Grupo de Educação no Trânsito da EMTU estará fazendo Blitz Educativa no período carnavalesco no Sambódromo e na Rodovia JK. O objetivo é alertar e orientar os motoristas quanto a combinação álcool e direção e o não uso de bebidas alcoólicas.

Segurança – A Guarda Municipal disponibilizará aproximadamente 170 homens de seu efetivo para trabalhar no sambódromo, carnaval da Beira Rio e dos Bairros durante o período de carnaval, proporcionando maior sensação de tranqüilidade ao público e inibindo alterações quem que possam interferir nessa que é uma das maiores manifestações populares.

Janine Cruz
CMCS/PMM
8124-1001 – 9142-2266

sexta-feira, 4 de março de 2011

Instituições querem melhorar atendimento à criança e ao adolescente

Várias instituições da área da defesa social participam na tarde desta quinta-feira (03), no Salão Nobre da Justiça federal, de uma importante reunião para debater propostas de melhorias no atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco social em Macapá. O aumento dos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes tem preocupado as autoridades.
Participaram da reunião o juiz federal João Bosco Soares; o secretário de estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto; o superintendente da Polícia Federal, delegado Adauto Martins, e a vice-prefeita de Macapá, Helena Guerra, além de conselheiros tutelares das zonas Norte e Sul da capital. Um dos principais pontos levantados foi à falta de estrutura dos conselhos tutelares para realizar o trabalho em defesa da criança e do adolescente.
A falta de apoio e integração das outras instituições que trabalham com a criança e o adolescente também tem dificultado as ações dos conselhos tutelares. Um exemplo disso, segundo os conselheiros, são os inquéritos policiais que não andam na Delegacia de Repressão ao Crime Contra a Criança e ao Adolescente (Derca). “A delegacia funciona apenas pela parte da manhã. Isso prejudica muito o nosso trabalho, pois muitos casos acontecem durante a noite”, disse uma conselheira.
O secretário de Justiça e Segurança Pública afirmou que quer trabalhar em parceria com os conselhos tutelares. Ele vai estudar a possibilidade da Derca funcionar 24 horas, além de pedir para a delegada titular parda dar celeridades aos processos.
O conselho tutelar é a primeira instituição a prestar o atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco social. Por isso, é necessário haver uma maior integração das instituições que trabalham com a assistência a criança e ao adolescente.
O juiz federal João Bosco Soares disse que é preciso discutir valores com as comunidades. “Os conselhos tutelares tem o papel de fortalecer os laços familiares, pois o abuso contra crianças e adolescentes é a degradação da sociedade”, observou.
Para ele, os conselheiros tutelares têm que montar um programa de necessidades para o funcionamento adequado dos conselhos tutelares e buscar o apoio da prefeitura e da bancada federal. “Hoje vejo que há uma fragilidade em todas as instituições que trabalham com assistência a criança e ao adolescente no Amapá”, constatou.
A vice-prefeita Helena Guerra se comprometeu a levar as reivindicações dos conselheiros tutelares ao prefeito Roberto Góes, para que o município possa investir mais na questão do atendimento à criança e ao adolescente. Helena Guerra reconhece as dificuldades pelas quais passam os conselhos tutelares da capital, mas atribui isso também ao crescimento no número de atendimentos prestados pelas duas instituições.
Para ela, a assistência a criança e ao adolescente em situação de risco social é uma responsabilidade muito grande que foi dada aos municípios. “Precisamos dividir essa responsabilidade. É necessários que haja uma integração maior dos governos federal, estadual e municipal para melhor atender as crianças e os adolescentes”, concluiu.

Volney Oliveira - assessor ASCOM/PMM
Contato: 3223-4291

Leia a Coluna Argumentos, de Cleber Barbosa







Sorrindo

“Estou vindo do céu e lá eu fui muito bem recebido”, brincou o senador José Sarney com jornalistas a respeito de matéria sobre seu obituário que a Rádio Senado teria pronta. - O senhor está levando com bom humor? Indagou jornalista. Sorrindo Sarney disse: “Estou tendo o privilégio de saber o que vão falar de mim depois de minha morte”.

Doação

O Tribunal Superior do Trabalho doou 60 computadores e 60 impressoras a laser para o Amapá, para utilização em programas sociais. A doação foi resultado de um pedido do deputado Luiz Carlos (PSDB/AP), que manteve audiência com o presidente do TST, ministro Milton de Moura França, em Brasília para receber o termo de cessão. Articulado ele!

Outra versão

Os comentários sobre um possível toque do celular do governador Camilo Capiberibe (PSB) durante seu discurso na cerimônia de posse do novo presidente do TRE podem ter sido equivocados. Pelo menos é o que sustenta a jornalista Mariléa Maciel, do Setentrião. “Foi o celular da mulher de um advogado”.

Em Brasília

O deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB-AP) e a prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso (PP), estiveram no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para realizar a assinatura do Convênio que prevê a construção de duas escolas de ensino fundamental no município de Laranjal do Jari.

Empreendedorismo

A deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) quer instituir o dia 19 de novembro como o Dia Nacional do Empreendedorismo. Ontem à noite, ela concedeu entrevista à TV Câmara, no programa “Palavra Aberta”, falando do assunto. Em 2010, 1,3 milhão de novas empresas foram constituídas no Brasil, um crescimento de mais de 100% em relação a 2009. Só os empreendedores individuais somaram mais de 750 mil pessoas.

Independência

O deputado federal Bala Rocha (PDT/AP) realizou uma visita de cortesia à secretária Janete Capiberibe, da Representação do Estado do Amapá em Brasília. Na pauta da reunião, a cooperação entre o mandato do parlamentar e o Governo Estadual em emendas parlamentares de 2011 e 2012. “meu mandato é independente e não sou subordinado a ninguém”, disse ele.

Evangélicos
na folia


Um bloco da Igreja Reviver estará hoje às 17 horas, concentrado na Praça do Barão evangelizando e se-guindo roteiro pela Cândido Mendes até ao Parque do Forte. Pregam que quem tem Jesus não é careta e que Deus é o Senhor de todos os ritmos e que principalmente os jovens não precisam de bebida alcoólica, drogas e prostituição para serem felizes.

Amapaense
no xadrez


O enxadrista Marcos Paulo Monteiro, 23 anos, único amapaense no ranque da Confederação Internacional de Xadrez, compete de 4 a 8 de março, no 8º. Torneio Magistral de Xadrez do Rio Grande do Norte, na capital Natal. O enxadrista foi convidado pela organização do torneio para jogar na categoria A, enfrentando jogadores profissionais do Brasil e do exterior. Fera ele!

POSSE
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que tomou posse ontem, é o centro das atenção a partir de agora, pois depende do seu voto o fim do impasse sobre o julgamento da aplicabilidade da Lei Ficha Limpa a partir das eleições de 2010. Falando aos jornalistas ele deu uma pista: “O que for bom para o país terá o meu apoio”.

FRASE DO DIA

“O principal papel da pena não é punir, é ressocializar”

Do juiz federal João Bosco Costa Soares, ontem, durante encontro com secretário de Justiça da Segurança Pública do Amapá, sobre o Iapen

Há esperanças

Outra nota a respeito do juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da Seção Judiciária do Amapá, diz respeito a luta dele por mais segurança no trânsito. Ele citou ontem livro de Roberto da Mata, que aponta Brasília como modelo do respeito à faixa de pedestre. “Mas em Macapá isso também já acontece”, disse o magistrado à coluna.

No Rio de Janeiro

O deputado federal Luiz Carlos (PSDB/AP), esteve no Rio de Janeiro, acompanhando o senador Gilvan Borges (PMDB/AP) e a presidente da Unimed/AP, Elza Rezende, em visita a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, tendo como pauta a dilação de prazos para o cumprimento de metas pela Unimed/Amapá. Ele ressaltou a importância dos relevantes serviços médicos prestados pela Cooperativa e que qualquer interrupção penaliza a sociedade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Danielle Mitterrand divulga lista dos aprovados

Cerca de 9 mil pessoas disputaram as 480 vagas, distribuídas em 24 turmas nos três turnos

O Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand divulga lista com nome dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2011, realizado no dia 20 de fevereiro. Cerca de 9 mil pessoas disputaram as 480 vagas, distribuídas em 24 turmas nos três turnos.
Os aprovados devem efetuar suas matrículas nos dias 2, 3 e 4 de março. No ato da matrícula o aprovado tem que apresentar documento original, tanto da identidade como do certificado de escolaridade. Não serão aceito cópias.
O curso tem duração de três anos e seis meses, dividido em sete níveis semestrais, com 60 horas/aulas, cada. As aulas iniciarão no dia 14 de março.
Mais informações, no site da instituição: www.dmitterrand.ap.gov.br. O Centro de Cultura e Língua Francesa Danielle Mitterrand fica localizado na rua Bingo Uchoa, nº 87, Centro.

Lista dos aprovados:

MARIA JANETE COSTA LACERDA
ALINE BARBOSA GOMES
EMANUELA FALEIRO DOS SANTOS
MARILENE COELHO SERRÃO
ROBERTA SA LEITAO BARBOZA
PATRICIA FERREIRA SOUTO
CARLOS HENRICK TEIXEIRA DOS SANTOS
JOEL BALIEIRO PINHEIRO
JEAN FELIPE DOS ANJOS ARAUJO
GET MARIA MAGALHAES
MARILEA OLIVEIRA TEIXEIRA DOS SANTOS
CHARLES WENDELL SOUZA SIQUEIRA
ALESSANDRA RAFAELA GUEDES BRAGA
WENDEL EMANUEL SENNA RAMOS
PRISCILA VAZ PEIXOTO
NOEMI MAIA PANTOJA
IVONETE ISACKSSON
MARIA ALCINDA BRASIL DA CONCEIÇÃO
SILVIO ROGERIO RODRIGUES SEABRA
SANDRO ROMERO MOREIRA MONTEIRO
ANGELA DO SOCORRO DE SOUZA VAZ PAMPHYLIO
DARCIANE VIANA GONÇALVES
HERBERT JORDAO PIRES DA COSTA
DANIELLE RODRIGUES SILVA
PEDRO SALES JÚNIOR
ANDRÉ PAULO ALENCAR DE FARIAS
ENOS CRUZ DO ESPIRITO SANTO
KEROLLAINE AMARAL BARROS
JOSE VICTORIANO TINOCO ANASCO
MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA GONÇALVES
PEDRO DE JESUS DA SILVA
ELIANA DA SILVA RIBEIRO
RÔMULO CORRÊA FERNANDES
NATHALIE SANTANA ANDRADE
LILIAN GLAUCIA CORDEIRO DOS SANTOS
ISABEL DE LIMA MELO
KELLY MAIA NUNES
NOEMI CALDAS BARBOSA SANTANA
DENISE CORREA FERREIRA
ARIADNE LOUREIRO DA SILVA
TAMILA CAROLINI TRINDADE TAVARES
YASMIN ARIEL DE SOUZA DAIBES
NILTON ALVES COSTA
GEOVANA ARAÚJO RODRIGUES GADELHA
JENNIFE PACHECO FARIAS
THAINÁ PEIXOTO DE SOUSA
PEDRO ANTONIO DAMASCENO DA ROCHA
ISLAN JERDSON MERCES MOREIRA
IZABELLE SANTOS DOS SANTOS
SAMARA LUTYELLE XAVIER LOBATO
STEPHANY DANTAS DE FREITAS
LUIS CARLOS SOUSA DA COSTA JUNIOR
NOEMIA DE ALMEIDA SILVA
BRANDALEX LOPES MOY
ANA CRISTINA DA SILVA PESSOA
MARISE TATIANA LACERDA SOARES
ERONILTA SANTOS RODRIGUES
LUIZ FURTADO DE CARVALHO
GILCINEY SANTANA DE ALMEIDA
WELLITON PEREIRA DA SILVA
ALTAMIRA DARIANE DA LUZ BEZERRA
ADENILSON DOS SANTOS QUARESMA
MISAEL GOMES DA COSTA
TIAGA DE JESUS DIAS CHAGAS
IRALDO DA SILVA LEITÃO
LILIA COELHO CORREA
CÉSAR FILGUEIRA MENEZES
FERNANDA ROCHA CANDEIRA
MAIARA DA MOTA BORGES
KEILA RODRIGUES DA SILVA
DINELZA DE SOUZA TAVARES
MARIANA CAMPOS ESPÍNDOLA
FERNANDO ARNON DOS SANTOS SANTOS
LAIANNE COSTA SILVA
ELIAKIM PEDRO DOS SANTOS PINHEIRO
KAROLINA DA COSTA DE ARAÚJO
EDILSON DO SOCORRO SANTANA ALVES FILHO
CARMEM CELIA DE SOUZA BRITO
JULES CLEPTON RICARTE BESERRA
CÁSSIA HACK
WILSON MIRANDA CAMPOS
JUCIANE FERREIRA DE MATOS
SHEILA TAVARES LOPES
RUTH CORRÊA FERREIRA
PRISCILA CORDEIRO RIBEIRO
MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA QUINTELA
JACIARA DA ROCHA CORRÊA
ELIANE DO NASCIMENTO SANTOS
CLEYDIANE SOUZA SILVA MONTEIRO
EDIPAULA LOPES CARMO
ERICK SILVA DOS SANTOS
JUCILEIDE PALHETA AMARAL
GISELLY DE FATIMA SILVA DE OLIVEIRA
NATALY SILVA FRANCO PINA
NAILTON DOS SANTOS LOBATO
PATRICK PAIVA DOS SANTOS
ADILANA ÁGDA DE MOURA XAVIER
KAREN DE SOUZA OLIVEIRA
INALDO COSTA PANTOJA
JACQUELINE SOUSA DE JESUS
CLÁUDIA LIRA GUEDES
MARGARET DOMINGUES SOL SOL
FLAVIUS AUGUSTO PINTO CUNHA
PAULO RICARDO OLIVEIRA FARIAS
CLAUDETE FERREIRA MACIEL
SÍLVIA AURORA DA SILVA SENA
ELLEN RENATA SANTOS CARDOSO
LARISSA VENTURA DA COSTA
JUDENIR DE FREITAS CORREIA
MARCIA NASCIMENTO DA SILVA
MARIA ORISMAR NASCIMENTO AIRES
ELIZAMA FREIRE DE OLIVEIRA
DENISE DE OLIVEIRA COSTA
EDESTON DANIEL LEANDRO SANTOS
JOSÉ ÂNGELO SANTOS DA COSTA
GIULIANI FAVACHO DA SILVA
CHRISTIANE FAVACHO GUIMARÃES
TAYNÁ VIÉGAS MAURÍCIO
ISRAEL DE OLIVEIRA DA SILVA
TANIELLE SOUSA DOS SANTOS RIBEIRO
EMANOEL BELFOR DE FREITAS
ARIELI ALMEIDA DE ARAÚJO
NAYARA NAVEGANTES COSTA
JEIELI LIMA SARGES DE SOUZA
AURISTÉFANY DA SILVA E SILVA
PRISCILA DE LIMA TEIXEIRA
RENATA DO SOCORRO BARBOSA CHAVES
RAIANE DE CASTRO COELHO
OLÍVIA PATRICIA DA SILVA FERREIRA
NATHÁLIA GABRIELE GUEDES BRITO
RAFAEL DA SILVA NUNES
JORGE DA SILVA MONTEIRO
SHIRLEY VASCONCELOS ALMEIDA
GUSTAVO GOMES BEZERRA
DIANA DE OLIVEIRA CERQUEIRA
KAREN DANIELLE TOMÉ DA SILVA SILVA
CARLA MASETTI
ANA PAULA BALDEZ LIMA
GABRIELA MIRANDA DUARTE
ARNALDO MIRA DOS SANTOS
POLIANA DA SILVA PINHEIRO
PETRINA RICHETE SOUZA DA SILVA
RENAN NETTO DE MATOS VIEIRA
EMERENÇA SOUZA SIQUEIRA
KELY DE SOUZA DAMASCENO
JOEL VICENTE FERREIRA NETO
PAULIANY BARREIROS CARDOSO
MARA DILENE ARAÚJO DIAS
CAIO TEIXEIRA BRANDAO
RICHER MORAES DOS SANTOS
JÉSSICA ALVES DA SILVA
RAÍSSA STÈPHANIE DE MATOS VIEIRA
REGIANE SALAZAR CORREA
ANDRÉ LUÍS DE AGUIAR
JOSEILMA HENRIQUE DA SILVA
LANA PATRÍCIA NUNES AMORAS
CHARLOTTE MARQUES STUDIER
ANA PAULA PINHEIRO MAIA
RUBENILSON DE SOUZA BORGES
MARCOS ROMULO COELHO CARDOSO
JOSIANE FONTENELLE DA SILVA
ELISABETE PEREIRA DE SOUSA
KEILA SANTOS DA SILVA
ADRIANA BARBOSA RBIEIRO
ELANE CRISTINA GOMES DE MORAIS
ADENILTON CONCEIÇÃO PELAES
IENNE MAGNO PIRES
JORGE LUIS SANCHES DA SILVA
ROSANA TANNUS FREITAS
THAIS FERREIRA DE SOUZA
HILANA CARVALHO PEREIRA
JORDANE DOS SANTOS SOUZA
MIQUEIAS ARANHA DE QUEIROZ
LÉO COUTINHO
CHAYENNE DA SILVA FARIAS
NAYARA GABRIELE PICANÇO ARAUJO
GABRIELA DE SOUZA AMANAJÁS
CAROLINE COSTA DE SOUZA
MICHELA CRISTINA BRITO DA COSTA
JOÃO BOSCO CABRAL BEZERRA
SIMONE PINTO MELO
WALKIRIA MONTEIRO PEREIRA
SILVANA KÉZIA ALVES DE SOUZA
TATIANA DOS SANTOS PEREIRA AMARAL
ALESSANDRO CORREIA DA SILVA
KARINA ARRUDA LIMA DAMASCENO
VIVIANE VANESSA VILHENA AMANAJÁS
IVINA GESELLE LIMA LOPES
DANUBIA DUTRA DOS SANTOS
SHEILA SUANISE LEITE DA SILVA
MICHELE AZEVEDO DE SOUZA
ARNALDO ALMEIDA DOS SANTOS
LEMI DE ALENCAR MARANHÃO FILHO
MARCOS FABRÍCIO MELO DE ARAÚJO
ROSIANE RODRIGUES BRITO
LUCIANA CARDOSO DE OLIVEIRA
RENATA LEITAO DA CONCEICAO
LORENA HOANA MENDES DA TRINDADE QUEIROZ
MILLENY CHAVES RODRIGUES
PATRICIA HELENA TUROLA TAKAMATSU
NATÁLIA OLIVEIRA SIQUEIRA CAMPOS
MILENE DE MORAIS SOUZA
ANDRÉ ROAN BLANC MONTEIRO
ALINE BASTOS DOS SANTOS
ELENICE SILVA E SILVA
JANAINA LIMA DA SILVA
MEIRIELLE NASCIMENTO UHL
RAYANE MARQUES BARRETO
JULIO CEZAR LIMA DA SILVA
ARIANY ALMEIDA LAUNE
MAYARA DOS SANTOS RODRIGUES
GABRIELLA SANTOS DE OLIVEIRA
ALANA MARIA MELO DOS SANTOS
CRISTIANI MACIEL GUIMARÃES
RUBENS DA SILVA RIBEIRO FILHO
IVO BENJAMIN MANTOANI
PAULO TARSO CHAGAS CRUZ
ANA ROSA DE SOUZA CARVALHO
SELMA CARDOSO RAMOS
JOSE COSTA FARIAS
VERINILDA SILVA TEIXEIRA DOS REMEDIOS
ANTONIO CARLOS SOEIRO DE SOUSA
SHEILA GONÇALVES GOMES CHAVES
NUBIA DE ALMEIDA MONTE VERDE
LIELBE ARAUJO DA SILVA
RENATA BARBOSA MACIEL
ALDACI FARIAS
DEUSIANE MARINA FIGUEIRA DA ROCHA SILVA DE MELO
EDIELSON DE SOUZA CONCEIÇÃO
JEANE CRISTIANE AVELAR FREIRE
LIANE PATRÍCIA RODRIGUES BRITO
ADRIANA DA SILVA RAMOS
TIANA CARLY DA SILVA LOBATO
ADALBERTO JÚNIOR FERREIRA PAZ
NILFRAN ATÁCIO LOURENÇO
RAFAEL SANTIAGO COSTA
LUANA GLAYCE FERREIRA PAZ CARDOSO
LAÉRCIO GOMES RODRIGUES
PAULO ROBERTO CAMPELO DA SILVA JUNIOR
MARIA JOANA DA COSTA DE SOUZA
LUCIENE CASTILLO DOS SANTOS
MAYCON DA SILVA ALELUIA
JACKELINE SOUZA DOS SANTOS
MONIQUE YOKO MARTINS KAWAKAMI
TATIANA DE SOUZA COSTA
ALANA MONALIZE ARAUJO MONTEIRO
ELILANA BAIA SOUTO
MARIA RITA DO NASCIMENTO MONTE
BELISA BRAGA DE SOUZA
ANA PATRICIA PENHA AMORAS
MARCELLA SILVA DE SOUSA
IRENE DE LIMA DO NASCIMENTO
TAINARA BARREIROS BARRETO
SUZY AVELAR SANTANA
WALERIA BRITO DA SILVA
ALINE TAVARES MONTEIRO
AYME MAIA PAMPOLHA
BIANCA SILVA ALVES
NARRIMA TAYANE DE SOUZA FARIAS
DIÔGO VIANA DA COSTA
TASSY MANOELA BONGIOVANI MANTOANI
THAIS SARA DA SILVA LOBATO
LUCIANA RODRIGUES RESENDE FERREIRA
ROSA CLEID FERREIRA DA CONCEIÇÃO
IZAQUE FERREIRA DA SILVA
MARIA DE JESUS ALVES DA LUZ
HAROLDO DA SILVA OLIVEIRA
JOSÉ ELIAS DE SOUZA ÁVILA
DECLEOMA LOBATO PEREIRA
EDINA ALVES DE LIMA NERI
MARILEIDE GUERREIRO SOUZA DOS SANTOS
SUELY LEITÃO DA CONCEIÇÃO LUZ
ELDER MARCIO GUIMARAES CAVALCANTE
ELENIRA MACIEL DOS SANTOS
GUSTAVO BARBOSA DAMASCENO
ANICETO JOZIEL RABELO GOMES ANDRADE
MARIA IRENE SANTOS DA SILVA
MAURO JOSE CAMPOS GUIMBAL
ADRIANA PATRICIA SILVA CRUZ
JODSON CARDOSO DE ALMEIDA
ELLEN SOLANGE DOS SANTOS CARVALHO
NEUSA MARIA PINTO GEMAQUE
SANDRA MARIA DOS SANTOS CONCEIÇÃO DE MOURA
EDILENE NAZARÉ DE LIMA
ALESSANDRA AMORAS BARATA
ELIANA PENHA NUNES
JANE BENICIO GAIA
NILMA DA COSTA SILVA
LANE PATRICIA ALMEIDA DA SILVA
CLELTON DE OLIVEIRA FERREIRA
GLEISSA IASODARA FERREIRA
JOSILENE SALES ROCHA
ALANYVIA MAIA SANTANA
MARTHA CHRISTINA FERREIRA ZONI DO NASCIMENTO
SHEILA BARREIROS PEREIRA METZ
GISELE FERNANDA DOS REIS LOPES
ANNE SUELEN DE LIMA GAMA MUINHOS
LENO SERRA CALLINS
ANDRESSA RAÍRA RODRIGUES NEVES BOUCINHA
MARIA EUCIANE DE ARAUJO DE SOUZA PEREIRA
ELIANE DO SOCORRO RIBEIRO RODRIGUES
JOSÉ CLEIDSON BARBOSA RAMOS
MARTA DA SILVA RAMOS
LYDIA CRISTINA QUEIROZ LEITE
ANTONIO LUIS SILVA SANTOS
UTAN LISBOA GALDINO
JOAO TEIXEIRA DE MATOS JUNIOR
NÁDIA SYMME DE ALMEIDA DIAS
DANIEL SANTOS COIMBRA
CLEBSON MACIEL DE CASTRO
ADRIANA BALDEZ LIMA
JOSSANA CARLA PINHEIRO MENDONÇA
CIBELY DAELY LOBO FIGUEIREDO
FABRÍCIA DA COSTA VAZ
TERESA CRISTINA HUERB DE AQUINO
EMANUELA LARISSE PINTO PRAXEDES
ROSILENE DE SOUZA BORGES
CRISTY YAN PABLO SOARES BATISTA
JUCIREMA NAHUM PACHECO
CAROLINE GOMES ALVES
CARLA DAIANE DE MATOS DOS SANTOS
EDUARDO CAMILO DE SOUZA PEREIRA
GUIOMAR DE ALMEIDA COLARES DE MELO
JOSIANI NASCIMENTO DIAS
EDNAMAR MELO SILVA
ELIZOMAR PEREIRA ALVES
DENISE FERREIRA CHAGAS
REBECCA BARREIROS BRAGA PINTO
JOSELE ATHAYDE DE ALMEIDA
LEONE DE ARAÚJO ROCHA
EDINEUZA MIRANDA ALVES NOBRE
ALESSANDRO DIAS ALVES
MICHEL MELÉM ASSUNÇÃO
GEOMAR DE NAZARE FOGASSA
REBECCA MAUÉS CREÃO
DENISON DE AMORIM MACHADO
RENATO LIMA FIALHO
CLEUSON DA SILVA MIRANDA
LANA THAIS BRASIL PONCIANO GALVÃO
DÉBORA DA COSTA PALHETA
BRUNA MARCELA MONTEIRO DE SOUZA
ROSA MARIA DE SOUSA MELO
ROSANGELA MORAES BRITO
ADIEL DE SOUSA DINIZ
ZENAIDE ANACLETO DE ANDRADE E SILVA
LIANA MAGALI BRASIL PONCIANO FERNANDES
JEANE ANDRADE SANTANA
MARCOS ROBERTO OLIVEIRA DE ALMEIDA
MARIA DE JESUS TAVARES PEREIRA
MOACY WILHAM GEMAQUE BARRETO
ADLA CARLA MESSIAS DOS SANTOS QUEIROZ
DELMA DIAS DOS SANTOS
REGINALDO NORONHA DE CASTRO JUNIOR
HÉLIO DE PAULA LIMA
NATÁLIA THAIS DE MATTOS ALBUQUERQUE
ALDILENE DA SILVA CAVALCANTE
FELIPE FELIX COSTA
TAYNARA MIRA NASSARDEN
RAFAEL PASSOS RAMOS
SUZY EVELYN VIEIRA DE ALMEIDA
CAMILE MARIA VIANA MARQUES DE MAGALHÃES
CAMILA VIEIRA OLIVEIRA
GIULLIANA PICANÇO DOS PASSOS SOLEDADE
RICKY FALCAO SILVA TRINDADE
RAFAEL ROSSI DE ANDRADE BEZERRA
ELIZABETE BATISTA ROSA
ANGINALDO SOUZA DA SILVA
LEONICE DE VILHENA PINHEIRO
SIMONE DE FREITAS FERNANDES
EDILENE ARAUJO DOS SANTOS
LUIS EDUARDO VIEIRA DE MORAES
FABIO VINICIUS DA SILVA METZ
ANA KARINA GUERRA MATOS
DANIELA FORTUNATO BARBOSA DE LIMA
LIDIANE MARTINS BARBOSA
ODACI DA SILVA CARVALHO
ALEXANDRE CONCEIÇÃO LOBO DOS SANTOS
LUCIANE MARTINS DE PINHO BRITO
JEAN CARLOS BRITO
LENO LOBATO DE CARVALHO
PAULO ROBERTO SOUZA DE OLIVEIRA
JOSIELE PENA CORDEIRO
PAULA GABRIELE SENA DOS SANTOS
STELLA VERIDIANA ROCHA
PREBEN ELKJAER LARSEN NASCIMENTO PICANÇO
LILIAM LUCENA DE MESQUITA
GRAZIELA SOARES DE MIRANDA
THALIS RUDÁ GUEDES DANTAS
FERNANDA BEZERRA BRAGA
JAMILLI SANTOS MARTINS PEREIRA
JESSICA JAMILLY DA COSTA OLIVEIRA
ANA PAULA SOUZA MARTEL
ALCIONE MOREIRA JUCÁ
MARINILZA DA SILVA VALE
DIANA LIMA PICANÇO
MARIA CRISTINA BATISTA DE SÁ
TATIANA PENHA DO NASCIMENTO
MARIA EDINETE DOS SANTOS DA SILVA
MAURISANGELA DOS SANTOS NERES
ADRIANY FERREIRA CRUZ
ROMULO DA SILVA RODRIGUES
CAROLINE SHARON LOPES DE LIMA
PATRICIA BEZERRA DA LUZ
LUCIANA VALOIS BASTOS
LEIDIENE LIMA DE SOUZA
RAFAEL NAZARENO RIBEIRO COSTA
LILIAN CARVALHO DE MIRANDA
PAULO CESAR BARROSO MONTEIRO
SAMARA LEITE MUNIZ
EVA LEILANNE LEITE BRITO
LICIANE MENDES DE OLIVEIRA
SILVIANA ASSUNCAO MIRANDA
DANIELLE ARDASSE MONTEIRO MARQUES
JANAINA SOCORRO CANTUARIA QUEIROZ
MARCELY MORAES DA SILVA
KHRISTAN SULLIVAN FREITAS DE OLIVEIRA
ADRIANA DA SILVA PIMENTEL
ALINE NAZARIO DE OLIVEIRA
RAQUEL DO SOCORRO BRITO DE ASSIS
IOLENI RIBEIRO DE MORAES
EDITH AMAZONAS PEREIRA
JHONATHAN RARIFE LAMARÃO CARMONA
TALITA CRUZ MONTEIRO
WILDISON LORRAN TELES LOBATO
JONATHAN PAULA AMORIM
ALINE COLARES MORAES
FABILNA SANTOS DA SILVA
TONY JOHNNHOR REIS DE SOUSA
CLICIA HELENA PIRES DA COSTA DO NASCIMENTO
LUELMA KATTELY FREIRES BANDEIRA
JESSICA RIBEIRO DE OLIVEIRA
RAYANE DA SILVA MACIEL
PAMELA RENATA BARROS DO NASCIMENTO
DESIRANE COSTA BEZERRA
JULIANA DE LIMA FERREIRA
NAYIRA DIAS DE SOUZA
LAILA ZULMIRA YARE LIMA GAZEL
RAIMUNDA RIBEIRO RODRIGUES QUARESMA
MARIA EMILIA GARCIA TEIXEIRA
MARIA DO SOCORRO ARAUJO DE SOUZA
TÂNIA MIRANDA DE MELLO
LEILA CRISTINA PRATA DOS SANTOS
DOMINGAS HELENA RIBEIRO DOS SANTOS LOPES
SIMONE RAMOS FARIAS
LUIS CARLOS DOS SANTOS DE OLIVEIRA
DIOVANA DE SENA ALBERTO
MARILEIA BRITO DOS SANTOS
JOSÉ PERY DOS ANJOS LOBATO JUNIOR
PETTON LAURINDO DA SILVA IMBIRIBA
AILTON DA SILVA RODRIGUES DA CUNHA
MÔNICA LECTÍCIA BARBOSA DIAS DA SILVA

Cristiane Mareco
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

PUBLICIDADE